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Quantas horas por dia se deve dormir em cada idade?

Por Equipe Colchão Onix | jun 24, 2015 | Notícias

o-TIPS-WAKE-UP-IN-THE-MORNING-facebookIndependentemente da rotina diária, é fundamental dormir a quantidade de horas necessárias por dia, tanto para a saúde quanto para o bem-estar. A privação de sono é prejudicial e pode causar exaustão e estresse, por isso, em cada fase da vida é recomendado dormir um certo número de horas. Não deixe que a falta de sono atrapalhe seu dia a dia: saiba quantas horas uma pessoa deve dormir diariamente em cada etapa da vida.

Bebês

– 0 a 4 meses: nessa idade, o ideal é que os recém-nascidos durmam entre 14 e 17 horas por dia. Mesmo assim, um período de sono de 11 a 13 horas ainda é aceitável. Porém, se o bebê estiver dormindo mais de 20 horas por dia, é preciso se preocupar. Entre todas essas as horas de sono, os bebês costumam acordar algumas vezes, em intervalos, para mamar e também para interagir com os pais.

– 4 a 12 meses: a partir dos 4 meses, os bebês começam a dormir um pouco menos. As horas de sono recomendadas são de 12 a 15 por dia, mas alguns bebês costumam dormir de 11 a 13 horas, o que ainda é aceitável. E isso, geralmente, deve-se ao fato do bebê começar a interagir mais com os pais, dormindo algumas horas a menos. O que não é recomendável nessa idade é quando o período de sono ultrapassa as 17 horas.

Crianças

– 1 a 2 anos: menos de 9 horas de sono é considerado muito pouco e mais de 15 horas, um período de sono longo demais para crianças nessa idade. O ideal é que elas durmam entre 11 e 14 horas. As horas de podem estar divididas entre o sono da noite e os cochilos da manhã ou da tarde.

– 3 a 5 anos: o mais indicado para essa idade é dormir entre 10 e 13 horas por dia. Grande parte das crianças de 3 a 5 anos já começam a frequentar escolas, o que faz com que elas comecem a ter mais atividades durante o dia e fiquem mais cansadas.

– 6 a 13 anos: agora que já estão mais crescidas, as crianças em idade escolar devem dormir entre 9 e 11 horas diárias. A média costuma ser de 10 horas. A partir dessa idade, a tendência é que as horas recomendadas de sono comecem a diminuir.

Jovens e adultos

– 14 a 17 anos: o que era a média para as crianças de 6 a 13 anos, passa a ser a quantidade de horas ideal para os adolescentes – 10 horas por dia. Dormir menos de 9 horas por noite não é o mais adequado, afinal, os adolescentes precisam estar descansados para conseguir apreender o que estão estudando na escola e fazer outras atividades, como a prática de esportes, cursos de línguas etc.

– 18 a 64 anos: nessa fase é comum encontrar pessoas que já tenham adquirido o hábito de dormir menos de 6 horas, o que não é recomendável. O mais indicado para um adulto é dormir entre 7 e 9 horas por dia, e é preciso, também, evitar dormir mais de 11 horas na fase adulta.

Idosos

– A partir dos 65 anos: recomenda-se aos idosos dormir de 7 a 8 horas por dia. Nessa idade, as horas de sono podem ser reduzidas devido ao metabolismo demandar menos energia.

Vale lembrar que uma boa noite de sono não depende apenas da quantidade de horas, mas ela requer também que essas horas sejam de qualidade. Só assim, as horas de sono são capazes de recarregar as energias que o corpo precisa para começar o próximo dia.